Descrição
[…] Desde asprimeiras páginas, percebe-se que as ideias-mestras que compõem essa análisetrafegam na contramão de quase tudo o que, em matéria de alfabetização, vemsendo feito no país. Com razão, pois, apesar do equívoco do termo“alfabetização”, aprender a ler e escrever é muito mais do que adquirir odomínio das letras, ou seja, sua identificação e articulação segundo as regrasgramaticais e sintáticas da língua escrita; é poder penetrar no universo dasignificação do mundo construído pelos homens, não só através do testemunhooral da palavra do outro, mas através do testemunho desse outro registrado paraa posteridade na forma de texto escrito. […] fica mais fácil seguir o autordo texto quando, através de pesquisa minuciosa junto aos envolvidos no processode alfabetização que ocorre no Paranoá, mostra-nos que se tornarleitor-escritor pode significar, desde que as condições sejam postas para isso,uma “mais-valia” na constituição do “sujeito amoroso, político eepistemológico” ou, em outras palavras, em termos de crescimento, como serpensante, ser atuante na vida da polis e ser que reconhece o outro e se fazreconhecer por ele.
Angel Pino
Avaliações
Não há avaliações ainda.