A formação de professores em São Paulo (1846-1996):a prática de ensino em questão

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Nos estudos acerca das escolas normais no estado de São Paulo, torna-se significativo percorrer os caminhos da prática de ensino e dos estágios supervisionados desde sua primeira concepção, idealizada por Caetano de Campos nas escolas-modelo em 1890, até os dias atuais, em que os discursos sobre a falência do ensino nas escolas ocupam as plataformas políticas e a sociedade brasileira. E a pergunta torna-se candente: é possível preparar futuros educadores durante os cursos de formação, por meio de atividades práticas, de acordo com um procedimento idealizado há mais de um século?

Este livro pretende contribuir para o estudo da prática de ensino desenvolvida com atividades de estágio supervisionado e apresentar como ela vem sendo realizada nos cursos de formação de professores desde que foram implantados no estado de São Paulo (com a criação da primeira Escola Normal em 1846) até a extinção da formação em nível médio em 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394), cento e cinquenta anos após ter sido função precípua das escolas normais

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Nos estudos acerca das escolas normais no estado de São Paulo, torna-se significativo percorrer os caminhos da prática de ensino e dos estágios supervisionados desde sua primeira concepção, idealizada por Caetano de Campos nas escolas-modelo em 1890, até os dias atuais, em que os discursos sobre a falência do ensino nas escolas ocupam as plataformas políticas e a sociedade brasileira. E a pergunta torna-se candente: é possível preparar futuros educadores durante os cursos de formação, por meio de atividades práticas, de acordo com um procedimento idealizado há mais de um século?

Este livro pretende contribuir para o estudo da prática de ensino desenvolvida com atividades de estágio supervisionado e apresentar como ela vem sendo realizada nos cursos de formação de professores desde que foram implantados no estado de São Paulo (com a criação da primeira Escola Normal em 1846) até a extinção da formação em nível médio em 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394), cento e cinquenta anos após ter sido função precípua das escolas normais

 

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