Descrição
Esta obra discute a temática muito atual da avaliação universitária que hoje preocupa e envolve a muitos setores do governo e da sociedade e mantém sob tensão especialmente o meio universitário. Pretende-se pôr em questão, para compreender, um movimento que, sob muitas óticas, propõe-se a tentativa de, por um lado, curar o ensino superior, em especial a universidade, de seus males crônicos e reiteradas crises, e, por outro, inegavelmente, adequara educação superior aos ajustes promovidos na esfera econômica-política, de que o imperativo da modernização e da globalização da economia, a transformação da ciência, tecnologia e informação em forças produtivas, o advento do neotaylorismo na produção e do neofuncionalismo administrativo na reforma do Estado seriam algumas dentre tantas de suas marcas específicas.
Foi para responder a um conjunto de questões – o que se deve entender por avaliação institucional ou universitária no contexto de mudanças estruturais e do Estado, por que razões se resiste a esse movimento com bravura ou a ele se adere sem nenhuma crítica, por exemplo-que os autores nesta obra reunidos escreveram seus textos. Não se trata de enfoques uniformes; antes, de uma pluralidade de pontos de vista sobre essas e outras questões que cada autor quis responder, enriquecendo o debate e, em última instância, pondo a avaliação universitária em questão.
Este livro não se atém apenas à crítica ética-política de conceitos e de práticas. A partir do exame de estudos e experiências concretas de avaliação institucional, levantam-se hipóteses, fazem-se sugestões, numa palavra, põe-se a mão na massa e toma-se partido.
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