Descrição
SUMÁRIO
Prefácio | Gaudêncio Frigotto
Apresentação| Newton Duarte & Dermeval Saviani
1- A formação humana na perspectiva histórico-ontológica | Dermeval Saviani & Newton Duarte
2- Educação escolar e formação humana omnilateral na perspectiva da pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte
3- Entrevista com o professor Dermeval Saviani: pedagogia histórico-crítica na atualidade | Dermeval Saviani (entrevistado por Newton Duarte)
4- O currículo em tempos de obscurantismo beligerante | Newton Duarte
5- A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classes e a educação escolar | Dermeval Saviani
6- Marxismo, educação e pedagogia | Dermeval Saviani
7- A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si | Newton Duarte
8- Entrevista com Dermeval Saviani: modo de produção e a pedagogia histórico-crítica | Dermeval Saviani (entrevistado por Maria de Fátima Rodrigues Pereira & Elza Margarida de Mendonça Peixoto)
9- História, trabalho e educação: comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista | Dermeval Saviani
10- Lukács e Saviani: a ontologia social e a pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte
11- Pedagogia histórico-crítica, educação e luta de classes: ensino público, Estado, partido e revolução | Dermeval Saviani
12- A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte
13- A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani | Dermeval Saviani (entrevistado por Marcos Francisco Martins & André Canevalle Rezende)
14- Entrevista com Newton Duarte: perspectivas e desafios para o ensino de ciências: a superação do construtivismo e a pedagogia histórico-crítica | Newton Duarte (entrevistado por Dianne Cassiano de Souza)
15- O método inverso na pedagogia histórico-crítica e na psicologia de Vigotski | Newton Duarte
Sobre os autores
Posfácio
Avaliações
Não há avaliações ainda.