Descrição
A discussão a respeito da reformulação do curso depedagogia, apesar de contínua nas últimas décadas, não tem chegado a resultadosconclusivos. Apesar disso e a despeito das divergências que possam haver noplano epistemológico acerca da pedagogia, a manutenção do curso tem sidojustificada pelo argumento da especificidade de seu campo de estudos. Porém, seessa é a posição predominante nas discussões a respeito da reorganização dosistema de formação de educadores no Brasil, quando se trata de definir as funçõesdo pedagogo a ser formado, um antigo impasse emerge, recolocando-se, então, apolemica sobre a identidade do curso. Quando se pensa tê-lo resolvido etenta-se adequar a estrutura do curso às funções que ele presumivelmente deveráatender, o impasse ressurge e a polêmica se restabelece. Este livro nasceu dapreocupação com essa situação. Seu objetivo, ao retomar o desenvolvimento docurso de pedagogia no Brasil, é o de demonstrar que sua história é a história da questão de sua identidade. Ao apresentá-laatravés da análise das regulamentações do curso, bem como das principaispropostas produzidas no interior do movimento visando sua reformulação , espera-seoferecer os elementos que contenham o germe da superação desse antigo problema.Trata-se, portanto, de um trabalho que pode interessar não apenas aospesquisadores e demais envolvidos com a discussão a seu respeito, mas tambémaos estudantes do curso e pedagogos em geral.
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