Descrição
Fruto de um trabalho de pesquisa de jovens pesquisadores, Marcus Aurelio Taborda de Oliveira consegue organizar com extrema sensibilidade e competência um conjunto de ensaios que reconstituiu um rico e interessante painel que desvenda muito das práticas corporais acontecidas no universo escolar. Educação do corpo na escola brasileira é uma coletânea que utiliza extensa pesquisa em arquivos, coleções, legislações e outras fontes e que valoriza a relevância deste tema para a compreensão dos fenômenos educacionais. A eficácia do trabalho interativo dos autores possibilita deparar-se com análises e interpretações de tramas e enredos marcados pela tessitura histórica: o resultado é uma obra que soube aproveitar o diálogo com uma historiografia que se volta aos olhares inovadores da pesquisa educacional. Por sua proposta, o livro convida o leitor a descortinar historicamente os vínculos entre corporalidade e escolarização, sem perder de vista as relações que estes estabelecem com as atuais questões sobre as diferentes culturas manifestadas em ambiente escolar. Por fim, trata-se de uma publicação atual e importante ao debate educacional, imprescindível à consulta do público interessado e curioso em entender a espessura e a dinâmica de um argumento investigativo bastante instigante. (Marcus Levy Albino Bencostta – Universidade Federal do Paraná)
Avaliações
Não há avaliações ainda.