Descrição
O ensino da matemática sempre foi um desafio aos professores e uma dificuldade real para os estudantes. À medida que se avança no ensino da matemática, o professor e o aluno começam um processo de distanciamento do empírico, tendendo, cada vez mais, para o pensamento abstrato, característico da ciência matemática. É quando o ensino e a aprendizagem da matemática se transformam num problema pedagógico sério e difícil. Tudo indica que a matemática, mesmo sendo uma linguagem essencialmente abstrata, adquire maior sentido para os alunos quando os professores chegam a compreender que a prática social deve ser o ponto de partida e o ponto de chegada de todo conhecimento humano. O livro, rico em exemplos, mostra que o ensino co-operativo – com grupos distintos, com possibilidade de troca de conhecimentos em grandes grupos, com professor atento para atender, a tempo e à hora, aos estudantes, preocupado em criar confiança no aluno, capaz de orientá-lo quando necessário – pode levar o aluno à autonomia no pensar matemático e criar um cidadão reflexivo, rumo à emancipação. (PROFESSOR DOUTOR JOSÉ MISAEL FERREIRA DO VALE)
Avaliações
Não há avaliações ainda.