Educação rural: práticas civilizatórias e institucionalização da formação de professores

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A escolha do tema – a educação rural e a formação de professores – procura preencher uma lacuna da historiografia da história da educação na América Latina e, especialmente, no Brasil. Tarefa que a organizadora dessa coletânea – Flávia Obino Werle – juntamente com pesquisadores do México, Argentina e Brasil, tem buscado apreender a realidade rural, em diferentes espaços e tempos. Dessa forma, a obra expressa a interlocução entre pesquisadores, consolidando a produção acadêmica e uma linha de pesquisa interinstitucional em educação rural na Iberoamérica. Adentrar esse campo de estudos, que permaneceu na sombra, permite vislumbrar as particularidades e as experiências que foram realizadas para atender a população rural no século XIX e XX, muitas vezes excluídas das políticas governamentais. A compreensão global dos problemas e desafios da educação rural, ainda hoje, expressa a luta histórica pela escolarização integral de todos os cidadãos. A coletânea traça um admirável panorama da educação rural, utilizando-se de uma farta e variada pesquisa documental, sendo de leitura agradável e instigante. O leitor depara-se com a diversidade étnica e cultural das propostas educacionais voltadas ao meio rural. Poderíamos ainda salientar a atualidade teórico-metodológica dos estudos e pesquisas apresentados e o frutífero diálogo dos autores com seus pares da história da educação, especialmente da história da formação de professores
para a educação rural.

Maria Helena Camara Bastos

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A escolha do tema – a educação rural e a formação de professores – procura preencher uma lacuna da historiografia da história da educação na América Latina e, especialmente, no Brasil. Tarefa que a organizadora dessa coletânea – Flávia Obino Werle – juntamente com pesquisadores do México, Argentina e Brasil, tem buscado apreender a realidade rural, em diferentes espaços e tempos. Dessa forma, a obra expressa a interlocução entre pesquisadores, consolidando a produção acadêmica e uma linha de pesquisa interinstitucional em educação rural na Iberoamérica. Adentrar esse campo de estudos, que permaneceu na sombra, permite vislumbrar as particularidades e as experiências que foram realizadas para atender a população rural no século XIX e XX, muitas vezes excluídas das políticas governamentais. A compreensão global dos problemas e desafios da educação rural, ainda hoje, expressa a luta histórica pela escolarização integral de todos os cidadãos. A coletânea traça um admirável panorama da educação rural, utilizando-se de uma farta e variada pesquisa documental, sendo de leitura agradável e instigante. O leitor depara-se com a diversidade étnica e cultural das propostas educacionais voltadas ao meio rural. Poderíamos ainda salientar a atualidade teórico-metodológica dos estudos e pesquisas apresentados e o frutífero diálogo dos autores com seus pares da história da educação, especialmente da história da formação de professores
para a educação rural.

Maria Helena Camara Bastos

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