Descrição
Sinopse
“Esse livro pode ser considerado o manifesto de lançamento da Pedagogia História-Crítica”.
Desde seu lançamento na primavera de 1983 até a presente edição, já foram vendidos mais de 250 mil exemplares, em português, inglês e espanhol, o que o coloca entre um dos maiores long-sellers da história da Educação Brasileira.
O primeiro capítulo apresenta o diagnóstico das principais teorias pedagógicas, apontando as contribuições e os limites de cada uma delas, e termina com o anúncio da necessidade de uma nova teoria. O segundo capítulo é o momento da denúncia. Pela via da polêmica, procura-se desmontar as visões que se acreditavam progressistas, de modo que se abra caminho para a formulação de uma alternativa superadora. O terceiro capítulo apresenta as características básicas e o encaminhamento metodológico da nova teoria, que passou a se chamar de pedagogia histórico-crítica. Finalmente, no quarto capítulo, são esclarecidas as condições de produção e operação da pedagogia em sociedades como a nossa, marcadas pelo primado da política sobre a educação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.