Descrição
A relação do jovem com a tecnologia cria dinâmicas sociais próprias – onde muitas vezes ele se torna protagonista do seu processo de aprendizado -, impõe uma nova relação do docente com o uso dessas novas ferramentas de ensino e, acima de tudo, gera novos desafios éticos e até mesmo intergeracionais que precisam ser melhor estudados. Ao passo que a apropriação dessas novas tecnologias pela juventude cria imensas oportunidades emancipatórias e de socialização, paradoxalmente o uso de novas tecnologias pode ser também fenômeno excludente ao relegar para um segundo plano jovens que não as possuem ou aqueles que ainda necessitam da chamada “alfabetização midiática”. Além da questão da democratização de acesso, vale entendermos melhor as novas dinâmicas que esse fenômeno acarreta. A Internet permite um ambiente virtual sem precedentes onde é cada vez mais comum a superexposição, a cultura do supérfluo e do imediato e – lamentavelmente – frequentes incitações ao ódio, intolerância e preconceito.
Marlova Jovchelovitch Noleto
Diretora da Área Programática da UNESCO no Brasil
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