Descrição
Esta obra reúne o conjunto das contribuições apresentadas nas mesas-redondas constitutivas do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas do HISTEDBR realizado de 10 a 14 de julho de 2006. Além da videoconferência de abertura protagonizada por Mario Alighiero Manacorda, professor emérito da Universidade La Sapienza, de Roma, o livro traz estudos sobre a educação brasileira nos períodos da Colônia, Império e República (primeira mesa-redonda); sobre as concepções pedagógicas, legislação e organização escolar e instituições escolares (segunda mesa-redonda); sobre o Histedbr e a historiografia da educação brasileira (terceira mesa-redonda); e, fechando os trabalhos do Seminário, um debate sobre o texto gerador “Diacrônico/sincrônico e os paradoxos educativos da historiografia”, de Dario Ragazzini, da Universidade de Florença. Compondo um amplo painel da história da educação brasileira, esta publicação constitui-se em importante contribuição para o aprimoramento dos trabalhos de professores e pesquisadores da área de educação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.