Descrição
SUMÁRIO
40 ANOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O TRABALHO EDUCATIVO COMO RESISTÊNCIA ATIVA
Ana Carolina Galvão, Cláudio de Lira Santos Jùnior,
Larissa Quachio Costa, Tiago Nicola Lavoura
CAPÍTULO 1: FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA: SUPERANDO LIMITES E RECOLOCANDO DESAFIOS
Tiago Nicola Lavoura, Ana Carolina Galvão
1. A disseminação de uma didática para a pedagogia histórico-crítica: contribuições e limites
2. Desafios da didática histórico-crítica
CAPÍTULO 2: ONZE TESES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA EDUCACIONAL E PEDAGOGIA ESCOLAR
Giselle Modé Magalhães, Lígia Márcia Martins
1. Introduzindo a questão: a unidade dialética ensino-desenvolvimento
2. Psicologia educacional e pedagogia escolar: ciências indispensáveis ao ensino desenvolvente
3. Historicizando relações entre psicologia e pedagogia no Brasil
Considerações finais
CAPÍTULO 3: FINALIDADES, CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO EM PISTRAK, VIGOTSKI E SAVIANI
Silvana Calvo Tuleski, Lígia Márcia Martins
Introdução
1. Objetivos da educação
2. Sobre os conteúdos
3. Sobre os procedimentos de ensino
Considerações finais
CAPÍTULO 4: OS OBJETOS DE ENSINO E A SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA
David Romão Teixeira, Celi Nelza Zulke Taffarel
Introdução
1. A importância da definição do objeto de ensino das diferentes áreas do conhecimento escolar: o exemplo da educação física
2. Reflexão sobre a seleção dos conteúdos escolares: a questão do corte de classe social
Considerações finais
CAPÍTULO 5: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO E O PROBLEMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES INICIAIS E COLETIVAS
Lucas André Teixeira
Introdução
1. A questão dos conteúdos na pedagogia histórico-crítica
2. Problemas e desafios das áreas de conhecimento
3. Contribuições para se pensar a definição dos conteúdos
Concluindo por ora: onde podemos chegar…
CAPÍTULO 6: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, 40 ANOS: BALANÇO E PERSPECTIVAS
Dermeval Saviani
1. Para um balanço dos 40 anos da PHC
2. Perspectivas da pedagogia histórico-crítica
3. A situação atual
Conclusão: abrindo perspectivas
Avaliações
Não há avaliações ainda.