Descrição
O presente trabalho analisa um dos momentos decisivos da História da Educação Brasileira: a passagem da pedagogia conservadora jesuítica que ainda se manifestava na educação brasileira para a pedagogia conservadora liberal, de cunho laico, sistematizada por Rui Barbosa em seus Pareceres sobre a organização do ensino nacional. Cronologicamente este estudo está circunscrito às décadas de 70 e 80 do século XIX, época em que a sociedade brasileira fervilhava em termos de reformas que atingiam todos os seus setores: a reforma eleitoral, a abolição da escravatura, a reforma de ensino ”Leôncio de Carvalho” e a Proclamação da República. A análise é feita levando em conta não somente os fatos mas também as idéias que permeavam a sociedade brasileira do período. Elevar o Brasil ao nível do século, para Rui Barbosa, demandava obrigatoriamente uma reforma de ensino profunda. Para tanto detalha exaustivamente cada medida, justificando-as com base nas experiências vivenciadas pelos países mais desenvolvidos. Suas propostas são importantes porque estarão presentes, com maior ou menor intensidade, em todas as reformas de ensino verificadas desde o início do período republicano até nossos dias. O que se procura demonstrar é o sentido conservador do processo de atualização histórica engendrado por este pensamento. Esta obra é de grande interesse para historiadores da educação nacional bem como para todos os educadores que se empenham em conhecer os condicionantes da situação atual do nosso sistema de ensino.
Avaliações
Não há avaliações ainda.