Descrição
Até o presente momento, a periodização do desenvolvimento psíquico disponível para educadores, ainda que de forma restrita, era aquela proposta por Piaget, desdobrada em quatro estágios que se estendem do nascimento à adolescência. Embora a psicologia histórico-cultural venha tendo uma razoável circulação, especialmente em articulação com a pedagogia histórico-crítica, não dispúnhamos ainda de um amplo acesso à sua periodização, lacuna que esta obra vem finalmente preencher. Assim passamos a contar com um trabalho apresentando uma periodização completa que, além de não se limitar à infância e à adolescência, pois abrange também a idade adulta, a velhice e a educação especial, permite superar os limites teóricos próprios das periodizações do desenvolvimento calcadas em enfoques naturalizantes e a-históricos. Trata-se, pois, de um livro imprescindível que, destacando a importância da escola no desenvolvimento do psiquismo, subsidia de modo relevante a realização do trabalho dos professores com seus alunos em sala de aula.
Dermeval Saviani
Professor emérito da UNICAMP, pesquisador emérito do CNPq e coordenador geral do HISTEDBR, atua como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.
Avaliações
Não há avaliações ainda.